(92) VIVA MAIS 3307.4968 | CRISTAL TOWER (92) 3307.4968

(92) 98420.6381

Cirurgia de glândulas salivares (parótida e submandibular)

As glândulas salivares são órgãos responsáveis pela produção de saliva, sendo que 90% do volume é produzido pelas parótidas e submandibular; enquanto os outros 10% são divididos igualmente pelas glândulas sublinguais e pelas glândulas salivares menores. Por conta dessa importância, quando há o desenvolvimento de câncer nas glândulas salivares, é fundamental realizar uma cirurgia de glândulas salivares para evitar o crescimento do problema.

Na maioria dos casos, o tumor e o tecido normal adjacente são removidos na cirurgia. Caso a doença tenha se espalhado para o gânglios linfáticos, o médico cirurgião faz um esvaziamento cervical. Dependendo da glândula salivar acometida, existem dois tipos de cirurgias:

Cirurgia de glândulas salivares: glândula parótida

A maior parte dos tumores das glândulas salivares acontecem na glândula parótida. A cirurgia para remover esse tipo de tumor é mais complexa, pois o nervo facial (que controla o movimento do mesmo lado da face) passa por essa glândula. Portanto, nessa cirurgia, a incisão é feita na parte anterior da orelha, podendo se estender até abaixo do pescoço.

No entanto, normalmente os tumores da glândula parótida se iniciam na parte externa da glândula, chamada de lobo superficial. Nestas situações, a cirurgia é feita para remover apenas o lobo. Por isso, o procedimento poupa o nervo facial e não afeta o movimento muscular da face. Porém, se o tumor for grande, é realizada a parotidectomia – retirada de toda a glândula. Caso o câncer atinja o nervo facial, ambos deverão ser removidos.

Cirurgia de glândulas salivares: glândula submandibular ou sublingual

Também é possível que o câncer se desenvolva nas glândulas submandibular ou sublingual. Para essas situações, toda a glândula será retirada e, talvez, uma parte do tecido ou osso adjacente. Como os nervos que controlam o movimento da língua, a parte inferior da face e a sensação do paladar passam próximas dessas glândulas, a cirurgia da glândula submandibular ou sublingual deve ser feita com cuidado, pois dependendo do tamanho e da localização do tumor, alguns destes nervos deverão ser removidos.

 

O Dr. Jefferson Medeiros está sempre atualizado com as novidades da medicina e proporciona o melhor tratamento clínico para cuidar da saúde de todos os seus pacientes. Se procura por um atendimento humanizado, agende sua consulta e recupere sua qualidade de vida com o Dr. Jefferson.

Entre em Contato

Deseja saber outras informações sobre este procedimento? Podemos ajuda-lo(a)!

Pergunte ao
Dr. Jefferson Medeiros

Veja depoimentos

Desenvolvido por:

Soma Virtual
Logotipo whatsapp em verde
NOSSO WHATSAPP

Olá! Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?





Você já é a 10 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.





Você já é a 10 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.



Você já é a 1 pessoa a solicitar uma ligação.